OBRAS DA LEI??
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
▼
OBRAS DA LEI???? (comentário sobre GALATAS 2:16 E GÁLATAS 3:10)
As Obras da Lei ???
"As obras da lei"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzRHsfieLvw7EnPpsSFUJ9APjuj5XtX4Uz_ASg1Jv_7w0JpF3p7in7hsXDhwrp7cl34FA3TzVrjSz4PC6Y26M8RUtZFOCTtwSsvZ0kVX5vhYbWK-G7YMb1H_PPZT1uLaZWWwKjXNbQroq_/s280-rw/mmt.jpg)
Quem teria escrito os famosos Manuscritos do Mar Morto? Por que teriam sido escondidos nas cavernas do remoto e inóspito Deserto da YAOHUDAH? Que segredos eles escondem? Essas perguntas continuam sendo debatidas até hoje por arqueólogos, historiadores, filólogos e teólogos. Mas algumas respostas surpreendentes já foram encontradas.
Uma dessas surpresas ocorre num manuscrito conhecido como MMT (abreviatura da expressão hebraica Miqsat Ma-ase ha-Torah = importantes obras da lei). Esse é o único escrito, fora da ESCRITURA SAGRADA, que usa a expressão “obras da lei”. Antes de sua descoberta, essa expressão só aparecia nos escritos do EMISSÁRIO SHAUL(Paulo), onde severas críticas são feitas às “obras da lei”. Paulo ensina, por exemplo, que “o homem não é salvo pelas obras da lei” (Gálatas 2:16) e que “todos aqueles que são das obras da lei estão debaixo da maldição” (Gálatas 3:10).
O que SHAUL queria dizer por “obras da lei”? Alguns acharam que ele estava se referindo à obediência à Lei de YÁOHUH UL e concluíram, muito apressadamente, que os cristãos não precisavam mais obedecer A TORAH. O MMT, contudo, aponta para um significado totalmente diferente.
Seis cópias fragmentárias do MMT foram descobertas nas cavernas do Mar Morto, indicando que, provavelmente, muitas outras cópias foram feitas e distribuídas. O MMT é uma carta, com mais de 130 linhas, que tenta convencer seus leitores a praticar as “importantes obras da lei” e, para nossa grata surpresa, ele faz uma lista de cerca de 20 dessas práticas religiosas, consideradas extremamente importantes pelo autor do MMT. Entre elas está: (1) não usar tecidos em que se mistura lã e linho; (2) não colocar debaixo do mesmo jugo animais de espécies diferentes; (3) não semear grãos de espécies diferentes no mesmo campo; (4) não lavar utensílios em água corrente – pois poderiam se contaminar com o que tivesse sido lavado corrente acima; etc. O MMT, evidentemente, interpreta e amplifica, de maneira extremada e distorcida, os ensinamentos do Antigo Testamento. Sua preocupação é com a preservação da pureza, em não misturar o puro com o impuro, em não incorrer no erro do “jugo desigual”. O MMT considera tais práticas como essenciais para a religião.
O EMISSÁRIO SHAUL se posiciona firmemente contra esse ensinamento que, como nos mostra o MMT, parece ter sido bastante difundido naquela época. O MMT comete o erro de achar que impureza é uma questão externa, ritualística, e não moral, do íntimo do coração. Para Paulo, uma religião meramente exterior e ritualística não têm qualquer virtude, porque todos somos “justificados pela emunáh em YAOHUSHUA, e não pelas "obras da lei", porque pelas "obras da lei" ninguém será justificado” (Gálatas 2:16). A Lei de YÁOHUH UL, porém, continua sendo “PURA, e o mandamento PURÍSSIMO, justo e bom” (Romanos 7:12).
- TORAH = ISNTRUCOES DO CRIADOR
- HA-MASSIM = CODIGO DE CONDUTA TALMUDICA
- TAKANOUTS = DOGMAS DE HOMEMS
Gálatas 3:10
Nova Versão Internacional (NVI-PT)10 Já os que se apóiam na prática da Lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”Gálatas 3:10
O Livro (OL)10 Por outro lado, todos aqueles que se apoiam nas suas próprias obras, feitas em obediência à lei judaica, estão debaixo da maldição, porque está escrito: Maldito todo aquele que não cumprir tudo o que está escrito neste livro da lei de YÁOHUH UL.
COMPAREM:Deuteronômio 27:26
26 ‘Maldito quem não puser em prática as palavras desta lei’.
Todo o povo dirá: ‘Amnao!’Deuteronômio 27:26
O Livro (OL)26 'Maldito é quem não obedece a estas leis.' E todo o povo responderá: 'Que assim seja'.- As Obras da Lei que SHAUL fazia referencia, era este livro:
Miqsat Ma-ase ha-Torah = "importantes obras da lei"
http://www.amazon.com/gp/customer-media/product-gallery/0198263449/ref=cm_ciu_pdp_images_0?ie=UTF8&index=0
ESSA ERA UMA PUBLICAÇÃO DE AUTORIA RABÍNICA ESCRITA COM INTENÇÃO DE TRAZER EXPLANAÇÃO ,MAS QUE ESTAVA DISTORCIA EM MUITO O SENTIDO DA LEI DO ETERNO.
ATRAINDO MUITOS SEGUIDORES E ASSIM AFASTANDO O POVO, MUITO MAIS, DO CAMINHO TRAÇADO PELO ETERNO.
AGORA SAIA DESSE ENGANO, DESSE EQUÍVOCO TRAZIDO PELO ERRO DE TRADUÇÕES DE HOMENS QUE NÃO CONHECIAM O CONTEXTO DA ÉPOCA EM QUE SHAUL VIVIA E NÃO PODERIAM ENTENDER O ASSUNTO QUE ELE ESTAVA FALANDO, POIS ISSO SÓ É POSSÍVEL A QUEM CONHECIA ESSA PUBLICAÇÃO E HOJE TAMBÉM DEPOIS DO ACHADO ARQUEOLÓGICO DESSE LIVRO, QUE FAZIA MUITA GENTE ERRAR E POR ISSO FOI CRITICADO VEEMENTEMENTE PELO EMISSÁRIO SHAUL EM SUA CARTA AOS GÁLATAS.
SHALOM
Angola, Luanda
Luanda, Angola
ESSE BLOG TEM COMO INTENÇÃO APENAS MOSTRAR A VERDADE DAS ESCRITURAS SAGRADAS E FAZER COM QUE A MENTIRA SEMEADA PELO INIMIGO CAIA. EMBORA SABEMOS QUE NEM TODOS VÃO ACEITAR, POIS MUITOS SÃO CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS. MAS É UM BLOG DESTINADO AO REMANESCENTE FILHOS DO ALTÍSSIMO, O QUE SOBROU, O TOCO, A SANTA SEMENTE! QUE YAOHU ABENÇOE A TODOS. FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/1915612488658017/?ref=share_group_link
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Quero deixar bem claro, respeitamos o que você acredita, entretanto, pedimos respeito pelo que acreditamos.
Comentários debochados ou cínicos serão excluídos, e na insistência, o autor será bloqueado. Obrigado.